BOAS VINDAS

A AIPD tem como valor fundamental a Educação, factor importantíssimo para a evolução e o desenvolvimento de qualquer sociedade. São do conhecimento geral muitas das graves deficiências com que as nossas escolas se deparam. Por isso e em prol de uma melhoria na Educação deste país, temos o direito de reivindicar ao poder central melhores condições para aqueles que serão certamente o futuro e o reflexo do que hoje for feito.

Todos os jovens necessitam de incentivos e de motivações que lhes permitam alargar os seus horizontes intelectuais, assim como melhorar as suas capacidades enquanto seres humanos. Este é o grande desafio e verdadeiro objectivo da AIPD: apoiar e impulsionar os jovens para que cheguem mais longe, valorizando o talento juvenil, tentando de alguma forma contribuir para que tenham um futuro sustentável, em bases que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que a sociedade actual enfrenta.

Temos plena consciência de que existe uma grande falta de capacidade do poder central para apostar de imediato em projectos que somente a médio/longo prazo produzirão resultados palpáveis. O que se tem verificado é que só se fazem investimentos quando haja previsão de resultados imediatos. Esta será a chave fundamental da AIPD, que não terá nem poderá ter qualquer limitação política, religiosa ou de qualquer outro valor controverso, estando aberta a todos os que queiram contribuir para este projecto grandioso de EDUCAÇÃO e suas infra-estruturas.

O objectivo que nos propomos alcançar com a criação desta associação prende-se com facultar ajuda e colaborar abertamente com qualquer instituição ou jovem, assim como colaborar e motivar os encarregados de educação para os verdadeiros direitos dos seus filhos, tentando desta forma e em conjunto fazer uma escola melhor e mais feliz. Desejamos também envolver em todo este processo as empresas da zona, pois na nossa opinião deverão ter um papel activo nesta área, uma vez que somente poderemos melhorar as condições dos jovens no mundo do trabalho se a sua formação inicial for realizada em escolas com as condições físicas e técnico-pedagógicas adequadas, pois quanto melhor formarmos hoje os jovens melhores profissionais teremos amanhã nas empresas.

Pelo anteriormente exposto, os aspectos que pretendemos abordar com a AIPD são os seguintes:

1. Criar intercâmbios entre escola /empresa, o que permitirá aos jovens uma melhor e maior formação e conhecimento do mundo do trabalho, assim como um conhecimento mais concreto das verdadeiras necessidades e dificuldades dos jovens em início de entrada no mundo laboral;

2. Criar intercâmbios com outros países, o que proporcionará aos jovens uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível académico como profissional e pessoal. Experiência esta que a longo prazo se traduzirá em mais-valias para a entidade empregadora;

3. Organizar seminários, colóquios e conferências nas áreas que a AIPD considere pertinentes para os fins em vista, nomeadamente do apelo à responsabilidade social das empresas de Alcochete e dos concelhos limítrofes;

4. Promover, elaborar, planear, desenvolver e avaliar, actividades de formação profissional para os jovens;

5. Actuar junto das empresas realizando acções que visem o levantamento das competências fundamentais ao desenvolvimento do negócio e oferecendo soluções para a qualificação dos recursos humanos visando a sustentabilidade do emprego no concelho;

6. Promover um concurso empreendedor – AlcoEmpreende – recompensando-se as ideias mais inovadoras;

7. Instituir prémios e/ou distinções para trabalhos na área da Educação, intitulados “Queremos premiar a excelência”;

8. Organizar um centro de estudos gratuito (nas instalações da associação);

9. Organizar actividades tendo como finalidade a angariação de fundos para utilização dos mesmos com fins educacionais;

10. Promover a cultura e os costumes locais;

11. Promover experiências radicais, dias temáticos, actividades de grupo (semana de férias/acampamento);

Pelo exposto, o cerne da AIPD será o apoio à comunidade educativa dos concelhos de Alcochete e Montijo, assim como a todos os jovens que individualmente o solicitem ou que pretendam de alguma forma contribuir para o desenvolvimento deste projecto. A AIPD deseja contribuir, em todos os sentidos, para uma melhor preparação e uma maior capacidade para o mundo do trabalho, impulsionando os jovens para que cheguem mais longe, pretendendo a valorização do talento juvenil. Por isso o mote desta associação define-se como “O Futuro é Hoje”.

Hoje é o dia de se deitar mãos ao trabalho, pois a satisfação de se ver o sorriso numa criança valerá o esforço dispendido. Os objectivos estão definidos, pelo que contamos com a colaboração de todos, pois todos são bem-vindos à AIPD: os que estão hoje e os que estarão amanhã.

O FUTURO É HOJE!

Carlos Paixão
Presidente da Direcção da AIPD